Vai viajar em algum lugar que neva? Confira os principais cuidados ao dirigir um veículo na neve

Viajar é uma das melhores coisas da vida, ainda mais para um lugar que não conhece. Conhecer a neve é o sonho de parte da população, que não tem esse contato em nosso país. O fenômeno é interessante, mas causa perigo para os motoristas que não conhecem. Aqui vamos dar dicas de como dirigir na neve.

Cuidados na viagem

Sempre que fazemos uma viagem para um local desconhecido devemos tomar mais cuidados, pois não sabemos o que pode acontecer. Isso passa a ser ainda mais importante quando o ambiente possui neve. As estradas ficam mais perigosas e a atenção deve ser redobrada.
Os brasileiros não costumam dirigir em pistas com neve, então essa situação não é comum. Seguindo algumas dicas a viagem acontece de maneira tranquila e sem perigo.

Opções de transporte

Já está tudo pronto para a viagem, mas ainda falta definir o meio de locomoção. Pode optar pelo transporte público, táxi ou então alugar um carro. Quem prefere a última alternativa deve levar em consideração o isolamento térmico e as condições gerais do veículo.
Antes de fechar o negócio o ideal é fazer verificações rápidas, checando a bateria, índice de óleo, os freios, radiador, lanternas e faróis. A calibragem dos pneus é fundamental, e deve ser realizada com frequência.

Itens para levar no carro

Nunca se sabe quando irá enfrentar uma nevasca ou outros problemas que podem atingir veículos em diferentes lugares do planeta. Então o ideal é contar com alguns itens no veículo, ajudando a solucionar problemas.
Tenha um raspador de gelo, ótimo para limpar a pista ou o próprio automóvel. Leve cabos que facilitem uma ponte na bateria. A boa e velha pá é outro item indicado, sendo ideal para remover gelo da pista. Carregue um pouco de areia ou cascalho, sendo útil em caso de má tração. Os sinalizadores são importantes por motivos óbvios. O combustível também deve ser protegido, utilizando o fluido anticongelante.

Pneus de inverno

Em alguns países com neve é obrigatório colocar pneus especiais. Quem não colocar e provocar um acidente não terá direito ao acionamento de seguro, e poderá sofrer acusações de direção perigosa.
Esse produto faz com que o veículo praticamente grude no chão, proporcionando maior aderência entre a borracha e a pista. É recomendado para locais com gelo ou neve na estrada. Para verificar se o carro está com o pneu indicado é só conferir se tem desenho de floco de neve. Nunca misture pneus comuns com de neve, utilize os quatro do mesmo estilo, evitando problemas.

Correntes nos pneus

Os pneus protegidos por correntes tornam-se ainda mais aderentes, ajudando os motoristas de primeira viagem. Essa técnica ajuda principalmente na subida de montanhas. Quem dirige em países que nevam na América do Sul costumam utilizar o produto. Ajuda a deixar o veículo mais seguro, então vale a pena pagar um pouco mais pela locação e evitar problemas maiores.

Cuidados com o para-brisa

Normalmente os mercados e postos de combustíveis vendem um líquido especial para limpar o para-brisa de veículos que ficam a céu aberto. O produto resiste a temperaturas de até – 30ºC. É colocado junto com o carburador, não deixando o vidro congelar.

Escova e raspador para veículo

A escova é recomendada para quando o carro ficar estacionado na rua. O material é ideal para remover a neve fofa. O raspador é útil para dias com a temperatura acima de zero, que proporciona uma camada de gelo sobre os vidros.
Quando o carro fica coberto com neve, é fundamental fazer a remoção. Em alguns casos pode acontecer acidente caso fique algum resquício. Em alta velocidade a neve poderia voar em outros automóveis.

O que fazer se o carro atolar?

Manter a calma é o mais importante caso o seu veículo fique atolado na neve. Jamais pegue o carro sem estar com o celular carregado, pois ele será fundamental nesse momento. Não saia do automóvel, abra as janelas para ventilar, e tenha roupas quentes para vestir. Agir por impulso ou medo só vai atrapalhar. O resgate não costuma demorar, e logo deve resolver o seu problema.

Gelo na pista

O gelo é mais perigoso do que a neve, sendo escorregadio e complicado para ser percebido. Dirija com calma, se tiver neve ao lado da pista pode haver placas de gelo. Um problema ainda maior acontece quando a neve fica sobre o gelo. Essas placas são mais costumeiras durante as manhãs e noites. Se encontrar essa situação não pise no freio, apenas vá soltando o acelerador, reduzindo a velocidade.
Existe um produto para diminuir esses problemas, a cadena líquida é um spray para colocar nos pneus, evitando deslizes. O efeito do produto dura por 20 km, sendo recomendada a aplicação nos quatro pneus. É recomendado adicionar a cadena um pouco antes da partida, colocando-a na banda de rodagem.

Comentários